segunda-feira, 1 de junho de 2015

A chata ou as baratas?





A CHATA OU AS BARATAS

..........Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Juvência.
..........No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!
.........Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
.......-- ACORDA, VAMOS BRINCAR!
.........Pulei da cama e, quando à vi acordada em cima do meu pé, no lugar das baratas, confesso: até que gostei...
.........Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece. As baratas seriam bem piores...

1. Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Juvência eram:
(a) os cachorros, gatos e peixes.
(b) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
(c) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
(d) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.

2. Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque:
(a) as baratas começaram a subir em seus pés.
(b) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
(c) a irmã não era assim tão ruim.
(d) a irmã entrou em seu sonho e falou.

3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas:
(a) pararam de subir nos pés do menino.
(b) continuaram a subir, subir, subir.
(c) fugiram assustadas.
(d) ficaram cegas de repente.

4. O texto A chata e as baratas foi escrito para:
(a) explicar por que as crianças sonham.
(b) ensinar que irmãos não devem brigar.
(c) contar uma história divertida.
(d) provar que as crianças são sempre medrosas.

5. Um título que também combina com o texto é:
(a) a voz dos bichos.
(b) o fim de um pesadelo.
(c) os bichos que eu amo.
(d) um lindo sonho.

6. Separar as sílabas, circular a sílaba tônica e classificar em oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
Juvência
irmã
baratas
história
pés
câmera
também
órgão
cômodo




Agora vamos jogar?
Este jogo é bem interessante. Basta encontrar as baratas escondidas nos cômodos da casa.


Este outro jogo é um pouco diferente pois você deverá escolher em que lugar vai preparar suas armadilhas e tentar aprisionar o maior número de baratas possível. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!
Não esqueça de escrever seu nome no comentário.